Deus, uma Metáfora


A maioria das pessoas, graças ao instinto de conservação que exige a presença de um tutor controlando a vida de cada um, acredita que existe uma pessoa que controla todo o universo e que elas dão o nome de Deus. 

Mas, o que se pode notar nisso é que na verdade, Deus existe e se personaliza nas grandes corporações e nas famílias de especuladores trilionários que tem o poder de mandar em tudo e todos, escondidos em confortáveis escritórios muito bem refrigerados.

Pensei bastante e cheguei a conclusão de que o que funciona na verdade como "Deus" são essas corporações, em parceria com poderosos e ocultos especuladores. Como o Deus das religiões, essas gigantescas lideranças vivem escondidas mas tem o poder de decidir inclusive o que você vai fazer hoje de manhã. Você pensa que decidiu algo, mas a sua rotina já está pré-estipulada, seja qual for o meio para isso.

A mídia oficial age como porta-voz desta divindade financeira que rege todas as coisas do mundo. Até mesmo as religiões são controladas por entidades financeiras, propondo uma forma de altruísmo que deve ser no máximo precária para que os interesses desse "Deus" financeiro não sejam prejudicados. dar algum tipo de ajuda sim, mas nunca distribuir renda e dar dignidade. Que os pobres se virem em um mundo rigidamente interditado a eles se quiserem ter dignidade.

A ideia de Deus é tão boa para as corporações (que na prática são o próprio "Deus") que capitalistas não apenas não condenam a religiosidade como a estimula e se possível a patrocina (como lideranças religiosas vivem sem ganhar salário? Hummm...), fazendo a sociedade ficar cada vez mais submissa, mas com a falsa esperança de que alguém extremamente bondoso irá reverter os crônicos problemas cotidianos.

O que podemos concluir é que o que chamamos de "Deus" é na verdade a personificação do poder vindo das grandes corporações e de gigantescos capitalistas, incluindo mercenários especuladores financeiros. Esses homens poderosos que dominam multidões para alimentar a sua ganância é que decidem por tudo aquilo que vemos na realidade. "Deus" é uma metáfora para o Grande Capital.

Quando oramos para Deus, estamos na verdade pedindo aos giga-tera-ultra-poderosos capitalistas que tenham piedade de nós. E isso só vai acontecer se for da vontade deles. Mas muitas vezes a ganância e a vontade de dominar não deixam...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Trocar religião por bebida e drogas é trocar uma ilusão por outra

De olho no voto de evangélicos, Lula faz uma carta em prol das religiões

Retrocesso: filme "espírita" arranca ator de seu ateísmo